SOU DOADOR DE MEDULA

SOU DOADOR DE MEDULA OSSEA para os meus amigos internautas que tiverem, amigos, familiares, ou conhecidos que estão com problemas de LEUCEMIA . Aqui me disponho a disposição de quem quer que seja, por isso estou colocando em meu blog o numero do meu cadastro no REDOME ( instituto nacional do cancer)
Com isso a pessoa pode pedir para averiguar a compatibilidade através desse numero que aqui deixarei.
REDOME N.º 954710
A UNICA MANEIRA DE VIVERMOS A NOSSA VERDADEIRA PAZ INTERIOR, É AJUDANDO AO NOSSO PROXIMO A TER PAZ TAMBÉM)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

DEPOIMENTO DE UM PAI AOS FILHOS

O texto abaixo narrado, com base em fatos reais.

Após uma visita em um asilo...

AUTOR Sérgio Sena

MG 24/09/2009


Meus queridos filhos, hoje eu já velho venho a escrever esse depoimento a todos os que partilharam comigo, mostrando que durante esses anos de minha luta, foi para quebrar os espinhos da vida, para que vocês pudessem pisar somente em cima de flores.

No meu quarto solitário, hoje com uma cama fria, um guarda roupa, uma mesinha e uma cadeira para que eu possa sentar e escrever, em cima da mesa uma velha bíblia que foi de sua mãe. Hoje vivo no meio de vários desconhecidos, mas amigos . Sinto-me realizado, pelo menos em parte com a missão cumprida, se não consegui fazer mais, ou minha força não deu, ou minha mente não ajudou, digamos um (...) pequeno defeito de “fabrica”, no entanto tentei.

As histórias que eu escuto dos meus velhos e amigos companheiros são quase que uma repetição de minha vida, mas que daria para escrever uma enciclopédia, e são poucos aqueles que precisam parar e ler. Somente se interessariam em ler quando não há mais nada a fazer. O que me consola é que na minha condição, não encontro somente eu.

Recordo-me a alguns anos atrás que poderiam ser dias ou horas, isso quando a minha amnésia não me ataca, aí quando a amnésia me acomete, minha mente fica vazia como um simples ovo sem seu conteúdo, mas voltando a recordação, quando casado com vossa mãe, com grandes sonhos e objetivos na vida, em busca de uma aventura sem freios e sem limites, o amor, os hormônios a flor da pele, nos impulsionava em busca do desconhecida chamada “vida”; apesar de que meus pais sempre atentos no meu caminhar, me alertavam e tentavam me mostrar os obstáculos nessa aventura desenfreada, mas o instinto de aventura falava mais alto, lembro-me que eu às vezes dizia ao meu pai que os tempos mudarão e eles estavam por demais “antiquados”, assim a vida se transcorria (...)

Esposa grávida a espera do primogênito, alegria estampada no rosto, no hospital uma cesariana. Eu na sala de espera, os nervos a flor da pele depois de ter roído todas as unhas, ficava mascando a gola da camisa, ansiedade a mil, foi quando a enfermeira toda sorridente, passou com meu filho, e dizendo que tudo tinha transcorrido muito bem, que vontade louca de sair gritando pelo hospital inteiro que meu filho tinha nascido e tudo estava bem.

Aproveitando aquela oportunidade, me lembro que fui a uma floricultura e comprei o mais belo dos bouquet de flores para enfeitar o quarto da mãe do meu filho. Ao chegar ao quarto vejo minha esposa meio sonolenta, a família presente, todos sorridentes dando os parabéns e as flores na cabeceira da cama foram posta.

Em casa, o primeiro sufoco, muito choro, a inexperiência de cuidar de algo tão delicado, mas tudo foi feito com muito zelo, amor, carinho.

As responsabilidades aumentaram um filho a zelar, o trabalho tinha que ser árduo para não faltar nada nem a mãe e nem ao filho. Depois de um dia cansativo em casa, ajudando à sua mãe e você chorando com cólicas e adaptações alimentares. Eu me deitava no sofá, às vezes na cama e te colocava deitado com o rostinho colado no meu peito em cima de minha barriga, aquele calor, o afeto, a segurança do contato de pele passava a você (...) nessa hora eu não sei quem dormia primeiro se era eu vencido pelo cansaço, ou você pela proteção que sentia das minhas mãos duras e calejadas, só sei que eu era acordado pela sua mãe me repreendendo por ter dormido com você na minha barriga. Assim o tempo foi passando...

Os primeiros passos, uma educação dada com amor e muito carinho e você foi crescendo, com elas as dificuldades e com as intempéries da vida que hoje na idade que me encontro eu mais diria a própria lei da natureza.

Sua mãe fica grávida de novo, um escorregão que não poderia ter ocorrido nesse meio tempo, mas (...) tudo bem, o que vem de Deus sempre é uma graça Divina, a tensão nervosa de seu velho pai aumenta e com ela as despesas juntas e cada vez mais as coisas ficavam mais difíceis.

No hospital as mesmas tensões de quando você meu primogênito nasceu, mas só que dessa vez, nasceu uma menina, linda como o luar, os olhos azuis como o céu, um presente divino, como eu disse uma Graça um presente de Deus me entregando um ser vivo para cuidar e educar com muito amor, não é apenas colocar filhos no mundo e ficar pelo mundo da vida como um barco sem remo em alto mar a deriva, seguindo conforme as correntes marinhas e com suas marés.

O colo agora era dividido, cada qual queria disputar a barriga de seu velho pai, em qualquer lugar que seu pai ia deitar vocês dois viam e cada um deitava de um lado, gostavam de ouvir as historias de seu pai ao pé do ouvido, ali estava nascendo, ou melhor, nasceu uma grande cumplicidade entre nós.

Seu pai nunca prestou atenção direito nas explicações e conselhos de seus avós e a coisa era tocada assim nos meios termos, muito trabalho muito agito, e com poucos resultados, mas a vida continuava (...).

A evolução da vida, com suas modernidades sendo mudadas em frações de segundo pelo mundo inteiro, com as tecnologias que trariam grandes economias ao país, mas em contrapartida também estava entrando as grandes desavenças entre pais e filhos, principalmente com a evolução dos meios de comunicação, muita informação na mão sem a experiência devida, fora as telenovelas, uma ficção que muitos procuram querer viver a mesma, sem pensar nas pesadas conseqüências desagradáveis ocorridas entre a ficção e a grande e dura realidade da vida.

No mundo da tecnologia, tudo fica mais fácil e a mão, veio a virose de drogas batendo na porta de casa, na porta das escolas às vezes até dentro delas, as noitadas que começa nas altas da madrugada e termina somente com o raiar do dia, uma coisa totalmente ao contrario daquilo que seu pai tinha, as noitadas começava logo ao anoitecer e terminava ao inicio da madrugada quando muito isso.

As mesmas palavras que eu dizia aos meus pais, quando eu jovem, eu passei a escutar de vocês e comecei a ficar com medo dos desfechos dessa historia, pois quando eu jovem esse tipo de agito não existia, minha educação era mais rígida diferente da de vocês.

Os pircings, colocados na língua, orelha, nariz, as tatuagens,(...) meus filhos porque isso? - para que isso? - as respostas sempre as mesmas, - é moda pai! - é o que está bailando hoje! - os tempos mudarão pai!

Me lembro, meus filhos que quando mais novos, eu ensinei a vocês me chamarem de “PAPAI”, mas hoje vocês só me chamam de “Pai”. Vocês devem lembrar que um dia fui questionar sobre isso, e a resposta que recebi foi - que eu estava sendo um pai careta, que esse tipo de coisa não existia mais.

O giro da vida prossegue, perco aqueles que eram ate então o sustentáculo de minha vida, meus únicos amigos reais e verdadeiros, aqueles que me aceitavam como sou, com minhas qualidades, com meus defeitos e sempre souberam me perdoar e sempre estavam de prontidão para ajudar no que fosse preciso mesmo estando em grandes dificuldades, mas foi na minha meia idade que eu pude reconhecer que os meus maiores e únicos amigos eram meus próprios “pais”, e que aqueles conselhos, as implicâncias, os montes de palavras repetidas mais parecendo como uma bofetada, ou as vezes ate parecia que me chamavam de incapaz, era uma grande verdade, o que se diz na verdade estavam tirando os espinhos e tampando os buracos de minha própria vida do meu próprio caminhar e que se eu tivesse os escutado, talvez eu não estaria passando pelo caminho pedregoso e espinhento que passei e passo.

Descobri meus filhos, que os nossos pais são a maior realeza que podemos ter na vida, mesmo com seus defeitos; alias quem não tem defeitos?

- que atire a primeira pedra!

Hoje você meu filho primogênito, se formou esta trabalhando lutando pela sua sobrevivência, no seu trabalho te obrigarão a te restituir aquilo que sempre te disse quanto aos brincos e pircings, - ou se adequava as exigências do trabalho, - ou ficava sem o emprego.

Você casado já com seu primeiro filho, as mesmas atitudes, as mesmas preocupações, é uma pena, sua esposa não ter me aceitado, pois a casa é muito pequena e eu seria apenas um entulho na vida de vocês, mas lembre-se se você tivesse escutado meus conselhos desde o principio, a sua vida poderia ter sido melhor a que vive atualmente, seria uma estrada mais saborosa de caminhar. Agora você tem uma família, não condene sua esposa de não ter me aceitado, ela foi educada assim, não tem culpa de determinadas atitudes, mas no meu tempo quando jovem ainda e penso assim ate hoje, que em um casamento, casa-se com a família inteira, com os defeitos e qualidades, a começar pelos próprios pais, aos cunhados(as) e concunhados(as), fica uma coisa mais a parte, mas a união é que faz a força de uma verdadeira família.

Hoje você sente as próprias arestias na pele, quando eu te mostrava um caminhar menos dolorido na vida, pois você esqueceu o que seu pai sempre te aconselhava, que o caminho o levaria a estradas tortuosas, mas, não me quisestes ouvir, o engraçado que seu pai também não dava ouvidos ao seu avô.

A você minha filha, que nasceste bela como o luar, os olhos azuis como o céu, pele morena, cabelos longos, viestes a estragar sua própria pele usando as incríveis tatuagens, aquela cumplicidade de pai e filha não existe mais, eu acabei sendo tachado como a era da pedra, antiquado, e não sabia o que falava, onde foi que eu errei minha adorável e amada filha?

Te ensinei a ser humilde, simples, mas depois que completastes seus 15 anos, como você mudou, sua pele morena manchada com vários tipos de tinta e com suas tonalidades, hoje se esforça para trabalhar e dar continuidade em seus estudos, você tem tantos problemas que não daria conta de cuidar de seu próprio pai, e alias hoje, você se arrepende de não ter ouvido seu pai, e evita de olhar para mim, e quando o faz, chora, como me sinto comovido minha filha, quem dera se eu pudesse fazer a vida de vocês voltarem no tempo, para não passassem pelo mesmo caminho, mas infelizmente a dura lei da natureza não perdoa ninguém, assim como não perdoou seu pai, não perdoará a vocês e nem a ninguém, pois a “ lei da natureza” não é pai e nem mãe.

Você minha filha, vieste somente a descobrir que seu pai tinha razão em tudo que ele sempre falava quando entre uma e outra tatuagem descobriu em um de seus exames que você estava com o vírus do HIV positivo, do qual adquiristes no mundo de suas aventuras, extrapolando a sua própria liberdade, aí já foi tarde demais para se arrepender, era encarar a verdade e olhar para frente e não errar mais e viver de coquetel de remédios para o resto da vida ou ate aonde Deus poderia permitir isso.

Mas saiba minha filha, hoje a ciência está muito avançada, você pode ter sua vida normal ou quase isso, desde que você respeite as novas regras e as limitações que a vida te oferece, mesmo assim poderás ter uma vida mais tranqüila.

Nesta caminhada, Deus chamou minha parceira e doce esposa, ela partiu ao mundo desconhecido que muitos chamam de paraíso, foi como um passarinho, eu estava a assistir o noticiário sendo uma das únicas coisas que sempre gostei de ver e ela me disse que iria deitar, eu disse: - Vá(...) eu já estou indo!

- Eu sabia que ela iria rezar e ler um trecho da bíblia antes de dormir, quando cheguei ao quarto ela já tinha partido e ficou com a bíblia aberta ao peito.

Essa foi uma heroína, soube pegar na cruz e seguir o caminho da vida, com amor, carinho, perdão junto de mim, ela também foi uma heroína me ajudando a cuidar dos meus velhos e amados pais, uma verdadeira esposa, uma verdadeira mãe.

A vocês, meus filhos, o que está feito, feito está , e não esta por fazer, devemos assumir com cabeça erguida nossos próprios erros, mesmo que nos custe a própria vida, mas podemos melhorar um pouco a nossa qualidade de vida não errando mais, ou procurando errar menos para que a cruz de nossa própria vida não se torne tão pesada e dolorida.

Saiba também meus filhos, que nos maiores desesperos de suas vidas, nunca reclame a Deus, entregue a ele o seu desanimo, seu desespero suas dores, pois ele nunca o abandonará, e inclusive quando sentir que ele o abandonou, para lhe dizer a verdade é ele que está te carregando.

Sei que de pouca valia esta carta terá para vocês, meus filhos, mas que essa carta sirva de lição, para os meus netos quando tiverem os seus 15 a 20 anos, que eles possam ler e compreender seus conselhos e assim também aos meus bisnetos. Que o caminhar da vida é um passo de cada vez, e nunca usar caminhos duvidosos, e em cada ação que for realizar que seja analisada e pensada por dias e em caso de duvida, não faça nada, pois você lucrará mais do que tomar qualquer atitude de impulso.

Hoje sou apenas uma pedra no sapato, um parasita, sou um nada, por tudo que lutei, ficou somente na luta, apenas passei pelo mundo dos vivos, sem ser herói, e nem derrotado, acho eu (...) que fracassado não, pois fui aventureiro, guerreiro, não entregando os pontos, mesmo errando lutei para acertar.

Hoje me conformo, aqui nesse quarto limpinho, de um asilo com uma cama, um guarda roupa, uma mesa, uma cadeira, e aqui ao meu lado a velha bíblia meio ensebada aquela que fez a trajetória de minha vida com minha esposa.

Somente cheguei onde estou movido por uma fé, que mesmo nos meus momentos mais difíceis, foi essa fé que me fez erguer a cabeça e dar continuidade da vida.

Meus filhos, eu os perdôo de tudo, sempre sigam em frente, para construir a felicidade de vocês, nunca pisem na infelicidade de ninguém, para não seres infelizes um dia, e nunca olhem para traz, para não poder lamentar o que não fez, pois o tempo, as horas e em seus dias, não param nunca para que você possa concertar algo de errado.

O que eu podia fazer eu fiz, se foi certo ou errado, já esta feito, o que eu não pude fazer, paciência, nunca será feito, mas todas as minhas obras que fiz, eu fiz com muito amor e bravura, isso já me consola.

Deus os abençoe meus filhos...

Seu pai


Ao lermos esse depoimento refletiremos sobre vários aspectos e visões como: a Fé, Amor a Deus, Amor, Amor dos Pais, Família, Obediência, Perseverança, dentre esses aspectos, a Fé é o princípio, é contar com Deus sempre. É com a fé que nós olhamos as coisas diferentes.

A Fé impulsionam as nossas forças espirituais existente no nosso coração. É mediante o exercício da fé que podemos fazer maravilhas.

.A Fé move montanhas.

Segundo Jesus é através da fé que somos capazes de remover as nossas próprias montanhas, onde essas montanhas são nossas dificuldades, nossos problemas, nossas escolhas, das quais podem nos destruir.

É no exercício da fé que nos tornamos fortes e capazes para remover nossas próprias montanhas e nos transformamos, como também ajudarmos a transformar o mundo. É com a fé que estamos em sintonia com Deus

Paz e Bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

agradeço imensamente ao seu comentário

" Quero ser um pássaro para ouvir suas lamentações e se possível chorar contigo, posso não ser a solução de seus problemas, mas posso ser balsamo no seu coração "

Frase de hoje

Postagens Mais lidas